terça-feira, novembro 06, 2012

O benefício do IPTU Verde

O benefício do IPTU Verde:
O benefício do IPTU Verde vem conquistando adeptos em várias cidades do país. Estados como São Paulo e Bahia concedem o benefício a proprietários de imóveis residenciais ou não, que adotem medidas sustentáveis ao utilizarem materiais como tijolo ecológico e telhado verde ou implantem ações como programa de separação de lixo domiciliar, plantio de árvores na calçada de casa, utilização de fontes de energia renováveis, como a solar, reuso da água, entre outros.
Sabemos que adotar medidas sustentáveis requer altos investimentos, pois os produtos ainda possuem o preço  elevado, entretanto é importante lembrar que os custos tendem a se diluir com o tempo através da economia na conta de água e luz.
No Espírito Santo, a Câmara Municipal do município de Baixo Guandu propôs o projeto, em setembro de 2011. Por que não adotar esta medida em outros municípios do nosso Estado? Seguem abaixo alguns exemplos de incentivos fiscais do IPTU Verde na cidade de Guarulhos, SP:
  • Arborização – imóveis com uma ou mais árvores tem  desconto de até  2%, no valor anual do IPTU;
  • Sistema de aquecimento hidráulico solar – 3% de desconto;
  • Construções com materiais sustentáveis – 3% de desconto;
  • Utilização de energia eólica – 5% de desconto;
  • Acessibilidade – quem adaptar sua calçada para trânsito livre e seguro de pedestres e cadeirantes, mantendo de 1 a1,5 metro para circulação, terá desconto de até 5% no valor do IPTU;
  • Sistema de reuso de água – 3% de desconto;
  • Separação de resíduos sólidos (somente para condomínios horizontais ou verticais que comprovem a destinação para reciclagem) -5% desconto.
E aí o que você acha disto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário